O tabagismo em locais fechados
27 comentários •
07/01/2008

Desde o dia 1º de janeiro, os franceses foram proibidos de fumar em todos os bares, restaurantes, discotecas e cassinos do país. Uma pesquisa mostrou que 86% dos cidadãos eram favoráveis à proibição. Aqui no Brasil, a Anvisa tentou regulamentar no começo desse ano a mesma medida, mas sem sucesso.

Você concorda com a restrição?

17/02/2009 Sou a favor da restrição! Sem dúvida alguma, não existe nada mais desagradável do que estar em um lugar qualquer (pode ser até na fila) e alguem começar a fumar sem se preocupar com as pessoas que estão próximas a ela! o Governo jamais conseguirá mudar esses hábitos (com leis "furadas"),pode tentar a reeducação e conscientização por exemplo!!! Mas somente os próprios fumantes,poderão reverter isso! Já fui até queimada por cigarro em uma festa! É SIMPLISMENTE INADMISSIVEL!!! Aproveito este espaço para pedir aos fumantes RESPEITO aos que estão do seu lado!!!
10/02/2009 Concordo plenamente quer se matar problema dele eu não admito ninguem fumar perto de mim, Só que o povo não esta preparado para estas restrições,se você falar algo se pode se dar mal,,tem carteirada pra todo lado não é só da chamado autoridade,o bandido tambem vai te dizer se sabe com quem você ta falando
12/10/2008 É completamente desagradável estar almoçando ou jantando com um idiota fumando perto de vc e vc sentindo aquele cheio de cigarro insuportável. Concordo plenamente com a restrição, os fumantes não estão destruindo somente suas próprias vidas e sim a de pessoas que são fumantes passivas. As autoridades deveriam pensar nisso, deveriam pensar nos gastos em saúde pública que seriam minimizados com esta restrição. obrigada
02/08/2008 todos tem direito de se matar e se distruir aos poucos,afinal ,ninguèm tem nada com isso.mas acho que cada um com seu cada um,isto è,fume o bastante,mas respeite quem gosta de respirar ar puro e saudàvel.depoimento de uma ex. fumante.
08/05/2008 Não. O maior problema não é o individuo fumar! Somos nós que ó deixamos! Nós temos medo, ou vergonha, ou achamos que é falta de educação chega na cara do(a) fumante e dizer:" poderia apagar o cigarro que não quero inalar esta fumaça!" . Se todos tivessemos a capacidade de fazer isso. o próprio individuo(fumante) começaria aos poucos a parar com este abto! Eu odeio cigarro! Passo até mau perto de um! pela fumaça! E se vejo alguem fumado saio de perto! se desconhecido ou melhor amigo! e eles se tocam! Porque esperar pelo governo! Isso é cultural! Quem melhor que nós pra mudarmos a nossa cultura!
28/03/2008 Concordo, mas para toda proibição é necessária a competente fiscalização, do contrário não funciona mesmo. E não basta essa medida atingir locais fechados. Nas ruas por exemplo, além de depararmos com as horriveis (e poluentes) bitucas pelo chão, temos que desviar de fumantes que nos queimam ou que jogam fumaça no nosso rosto enquanto caminhamos. Pode parecer radical de minha parte, mas se o fumante opta por se envenenar, que o faça dentro de sua casa, sozinho. Não é educado submeter o próximo a aspirar a fumaça que já passeou por dentro do seu corpo (aliás, acho nojento). Se eu fosse fumante teria vergonha de expor os outros ao meu vicio. Fumaria bem escondida.
15/02/2008 Sim,alguma dúvida à respeito? Se nossos pulmões pudessem ter o poder da escolha como o nosso cérebro inteligente tem,jamais seríamos suicidas ambulantes. P.S.Deixei de fazer essa burrice há 25 anos.
14/02/2008 A restrição é indispensavel, pois assim como os fumantes devem ser respeitados por sua opção os não fumantes idem.
04/02/2008 Sim, é preciso respeitar o direito de quem não fuma. O índice de fmantes passivos doentes é enorme; vamos reverter este quadro
03/02/2008 Claro que sim. Acredito que isso fará com que o índice de fumante passivo com cancêr caia drasticamente.
01/02/2008 Sim.Concordo plenamente.Se existe algo que me irrita, é quando alguém acende um cigarro perto de mim, acho isso um desrespeito.Seria ótimo se implantassem essa medida no Brasil.Afinal, o direito de escolha deve haver desde que isso não interfira no bem estar geral ou os fumantes acham correto ferir os direitos dos outros cidadãos?
29/01/2008 Sim, concordo plenamente, e acho mais, deveria existir uma punição, não monetária, mas sim aáquela que meche com o brio de um homem ou mulher. Punição imediata, após o flagrante.
26/01/2008 Sou totalmente de acordo. Sou a favor de que quando o fumante seja probido de fumar, mesmo em locais permitidos, quando acompanhado de menores de idade.
25/01/2008 A porcentagem obtida aos favoráveis à proibição falam por si. É cada vez maior a parcela da população mundial que se conscientiza de 2 fatores básicos que significam evolução do ser humano: 1) o respeito por si mesmo, priorizando atitudes de saúde e bem-estar. 2) o respeito pelo próximo, que inclui o meio-ambiente, num processo dialético de dar e receber simultâneamente. Nota-se também, a disparidade de condutas entre 2 meios diferenciados culturalmente: França ( Primeiro Mundo) e Anvisa/Brasil(Terceiro Mundo). Conclusão: é fundamental o investimento maciço na Educação!
23/01/2008 Isso é tão paternalista e insuficiente quanto querer desarmar a população por conta da ineficiência da polícia. Como fumante, quero que se preserve meu direito de fumar em lugares apropriados. Não gosto de incomodar não-fumantes (já fui um), e acho mesmo falta de cidadania jogar bituca no chão ou fumar em locais fechados. Sim, concordo que seja uma questão de saúde pública. Mas também acho que o preço da saúde dos fumantes quem tem que pagar somos nós. Se o cigarro fosse sobretaxado e o imposto fosse REALMENTE passado para a saúde, aí sim seria justo.
22/01/2008 Acredito que embora muitas pessoas discordem da restrição, elas não estão pensando nos males que poderão surgir para fumantes e principalmente para os fumantes passivos no futuro. As pessoas só tomam consciência do problema real quando ocorre um problema grave de saúde com alguém muito próximo ou com ela mesma. Ainda assim, já ouvi pessoas dizerem: _ Se não fumar eu morro,se não fumar morro também... Tudo bem,ser fumante é problema de cada um, mas não podemos esquecer que o nosso direito acaba quando começa o direito do próximo, portanto devemos ter respeito, pois a fumaça do cigarro,além de incomodar muito nos deixa com cheiro muito desagradável!
22/01/2008 Concordo com a restrição. Bares e cafés são os lugares preferidos dos fumantes, mas são locais fechados. Que os fumantes façam seu exercício de fumar nas ruas ... mas, por favor, levem as bitucas para suas casas! Já notaram que os fumantes acham que bitucas não são lixo e as deixam em qualquer lugar?
22/01/2008 sim,pois além de prejudicar o proprio fumante,prejudica tambem outras as pessoas que nao tem o vicio. mas só a puniçao aos que fumam nao é suficinte deve haver programas que ampare esses fumentes. e digo isto nao é só porque sou fumante nao, é porque já é cientificamente comprovado que a puniçao nunca resolveu e nem vai resolver qualquer coisa neste planeta e sim campanhas educativas e amparo social. obrigado pelo espaço!!!!!!!!!
18/01/2008 Depende. Quero que respeite meu direito de fumante tanto quanto respeito os não fumantes. Acho que em lugares públicos sim, mas em bares, boates, restaurantes, cafés, etc.. poderia haver lugares só para fumantes, até o estabelecimento todo, ou o mesmo bem separado do fumante e do não fumante. O grande problema de se fazer isso é que o fumante não tenta converser o não fumante de fumar, mas o fumante adora se enfiar no local do fumante e ficar enchendo o saco.
17/01/2008 Concordo. É uma questão de saúde pública.Nesse caso, o direito público se sobrepõe ao individual.
17/01/2008 plenamente. Minha mãe está com C.A no pulmão com metástase, em consequência do fumo. Meu pai já tem outra sequela no pulmão em função do fumo. Outro irmão, também já está com uma macha no pulmão. O FUMO REALMENTE MATA. E mata o que de mais precioso temos, aqueles que amamos. 17/01/08 Valdenice
16/01/2008 16/01/2008 - Francisco de Assis - Concordo plenamente inclusive em locais semi-fechados, em filas, ponto de ônibus, etc...
15/01/2008 Concordo plenamente. Cheiro de cigarro SEMPRE me dá dores de cabeça e não há coisa que eu mais odeio quando estou degustando uma excelente e saborosa refeição.
15/01/2008 Totalmente de acordo.
11/01/2008 Concordo plenamente com esta medida, embora me pareça extrema. O ideal é que o governo, através dos meios de comunicações, efetue campanhas visando coibir a pratica mas o que vemos é o contrário posto que ao governo interessa o conssumo de drogas, sejam legais ou ilegais. Atualmente nas repartições públicas de SP e proibido o fumo, porque não estender aos demais locais?
11/01/2008 Eu concordo com a proibição para fumar em lugares publicos fechados, não é uma questão de cercear a liberdade das pessoas que fumam, mas sim proteger um direito vital das pessoas, a vida, que é prejudicada pela fumaça, então se eles questionam a sua liberdade, nos questionamos a o direito a vida... Bruno Elandio ( Manacapuru AM )
07/01/2008 Olha..eu sou fumante, mas concordo..acho que os lugares devem ter restrição sim mas tb acho que devem ter alternativas..espaços reservados, ventilação apropriada e de quebra ações contra o fumo alternativas e divertidas, para estimular o pessoal que está no local se divertindo e fumando (como eu..infelizmente) a parar.. Michele Keller

60 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
38 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
8 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados