Al Gore, Leonardo Di Caprio e até mesmo Os Simpsons estão levando os problemas ambientais para as telas do cinema. Essa tendência é movida pelo oportunismo ou pela conscientização?
9 comentários •
11/12/2007

13/10/2008 Eu diria que é movida por ambos... E mesmo assim, esse movimento apregoado nas telas de cinemas, é benéfico para a causa ambiental. A divulgação através do cinema alcança um público diversificado: saí das paredes das universidades, dos órgãos públicos, das ongs e atinge, e desperta o cidadão comum, que muitas das vezes não encontra espaço nesses locais mencionados. É claro que irão aparecer muitos aproveitadores da situação, com o único objetivo de se beneficiarem dessa temática. Mas, ainda assim trará efeitos positivos para os que estão engajados contra os problemas ambientais. Eu creio que a educação ambiental é a melhor arma contra a indiferença às questões ambientais e que portanto, oportunismo ou não, conscientização ou não, esse esforço, de transmitir o que está acontecendo no planeta que vivemos, é válido.
13/10/2008 Eu diria que é movida por ambos... E mesmo assim, esse movimento apregoado nas telas de cinemas, é benéfico para a causa ambiental. A divulgação através do cinema alcança um público diversificado: saí das paredes das universidades, dos órgãos públicos, das ongs e atinge, e desperta o cidadão comum, que muitas das vezes não encontra espaço nesses locais mencionados. É claro que irão aparecer muitos aproveitadores da situação, com o único objetivo de se beneficiarem dessa temática. Mas, ainda assim trará efeitos positivos para os que estão engajados contra os problemas ambientais. Eu creio que a educação ambiental é a melhor arma contra a indiferença às questões ambientais e que portanto, oportunismo ou não, conscientização ou não, esse esforço, de transmitir o que está acontecendo no planeta que vivemos, é válido. Márcio Estevam da Silva
05/10/2008 Se é oportunismo ou não, eu não posso afirmar. Mas de uma coisa eu tenho certeza, a imagem desses artistas viculada a causas ambientais é bom demais, pois eles exercem grande influência nas vidas de muitas pessoas. E do jeito que andam as coisas, toda ajuda é muito bem vinda. O que temos que aprender, é que em um mundo capitalista, nada é sem segunda intenção, mas devemos saber usar isso a nosso favor.
28/01/2008 Conscientização. Formadores de opnião, pessoas com grande influência no mundo devem usar seu nome em uma "causa nobre". Realmente acredito que eles fazem isso de coração, se é oportunismo que seja assim, oportunismo sustentável.
11/01/2008 Infelizmente é puro oportunismo por parte deles, um pelo fato de ser político e outro por ser ator, os dois mentem e representam, faz parte da sua profissão. Agora os Simpsons não sei dizer pois detesto aquele desenho.
08/01/2008 Um número cada vez maior de pessoas vem se mobilizando de alguma forma em pról do meio ambiente. Acho formidável que gente com grande repercussão na mídia venha a fazê-lo também, não importando se o que as move seja oportunismo ou conscientização. O que realmente vale é que eles conseguem dar o grande destaque que esses assuntos merecem e isso somado a tantos outros esforços, têm dado resultado.
25/12/2007 Acredito que pela conscientização. O aquecimento global e seus efeitos são visíveis. Deixaram de ser discussões acadêmicas e tornaram-se problemas reais, vivenciados em nosso dia-a-dia. Espero que essa tendência cresça e tenhamos cada vez mais pessoas com influência procurando incutir na população em geral a consciência ecológica e a idéia do desenvolvimento sustentável. Roberval Mela Júnior - Capital/SP
12/12/2007 O ex-vice presidente americano, Al Gore e o cientista hindu Rajendra Pachauri, receberam ontem, dia 10, o premio Nobel pela Paz 2007, em função de suas posições apoio total à população mundial contra a extrema gravidade das alterações climáticas. Na oportunidade Gore declarou: - “É nosso dever mobilizar a população mundial, da mesma forma que as nações se mobilizam para a guerra”. Visivelmente comovido, Gore disse ainda que as causas ambientais devem converter-se em “princípio prioritário da comunidade mundial”. Ele pedirá aos países integrantes da Conferência de Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, em Bali, na Indonésia, que façam um forte apelo, através de um tratado que determine severas restrições mundiais contra as emissões de materiais e gases, que podem causar alterações climáticas. Pachauri, por sua vez, afirmou que o aumento da temperatura global em 4,5° centígrados teria um impacto “grave e desastroso para humanidade”. Acredito que Al Gore atualmente já adquiriu uma “plena consciência ambiental” e que suas declarações são sinceras e bem intencionadas. Bruno Fronterotta - jornalista
12/12/2007 O ex-vice presidente americano, Al Gore e o cientista hindu Rajendra Pachauri, receberam ontem, dia 10, o premio Nobel pela Paz 2007, em função de suas posições de apoio total à população mundial contra a extrema gravidade das alterações climáticas. Na oportunidade Gore declarou: - “É nosso dever mobilizar a população mundial, da mesma forma que as nações se mobilizam para a guerra”. Visivelmente comovido, Gore disse ainda que as causas ambientais devem converter-se em “princípio prioritário da comunidade mundial”. Ele pedirá aos países integrantes da Conferência de Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, em Bali, na Indonésia, que façam um forte apelo, através de um tratado que determine severas restrições mundiais contra as emissões de materiais e gases, que podem causar alterações climáticas. Pachauri, por sua vez, afirmou que o aumento da temperatura global em 4,5° centígrados teria um impacto “grave e desastroso para humanidade”. Acredito que Al Gore atualmente já adquiriu uma “plena consciência ambiental” e que suas declarações são sinceras e bem intencionadas. Bruno Fronterotta - jornalista

60 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
38 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
8 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados